Até quando você vai se fechar para um mercado global de US$ 200 bilhões?
O Marketing Multinível (MMN), também conhecido como Marketing de
Rede, já representa 96,7% dos US$ 32,18 bilhões de faturamento do setor
de Vendas Diretas nos Estados Unidos (fonte: DSA – Direct Selling
Association ). No Brasil, porém, essa onda apenas começou a se formar.
Segundo a última divulgação feita pela ABEVD, em 2009 o setor registrou
um crescimento de 18,4% em relação ao último ano, com um movimento de R$
21,858 bilhões. O Brasil já é o quinto maior mercado mundial de Vendas
Diretas, embora o Marketing Multinivel ainda represente menos de 10%
desse faturamento. Parece pouco, mas vale lembrar que o Marketing
Multinível dobrou sua participação nos últimos três anos e vem ganhando
cada vez mais espaço na mídia.
Autores consagrados já se renderam à novidade, como Donald Trump, Robert
Kiyosaki, T. Harv Eker, Roberto Shinyashiki, Lair Ribeiro e Mauro
Halfeld, apenas para citar os mais influentes.
MARKETING MULTINIVEL: UM NEGÓCIO LEGÍTIMO, LEGAL E ÉTICO.
O que é o Marketing Multinível?
Trata-se de uma estratégia empresarial de distribuição de bens e
serviços, onde a divulgação dos produtos se dá pela indicação “boca a
boca” feita por distribuidores independentes. Por esse trabalho, tais
distribuidores recebem bônus, que seriam utilizados nas milionárias
campanhas de propaganda tradicional. Além da indicação dos produtos, os
distribuidores poderão indicar outros distribuidores e, assim, construir
uma organização de escoamento de produtos com possibilidades de ganhos
ilimitados.
Reconhecimento da Indústria
O Marketing Multinível surgiu em 1903 e em 1979 tornou-se uma indústria
reconhecida, quando o governo americano reconheceu a legitimidade da
operação da Amway Corporation, na época a maior empresa do setor. Desde
então, o modelo de negócio do MMN é entendido como uma legal maneira de
distribuir bens e compensar desempenhos.
Legitimidade Comercial
Por quase todos os países do globo, milhares de empresas de Marketing
Multinível faturam, ano após ano, bilhões de dólares, com total
permissividade por parte dos governos e órgãos competentes. Trata-se de
uma indústria estabelecida como qualquer outra, que recolhe impostos,
gera empregos, oportunidades e riqueza para pessoas e nações.
Números pelo Mundo
• De cada oito lares americanos, pelo menos um desenvolve uma atividade de Marketing Multinível.
• Universidades Americanas já oferecem cursos de Marketing Multinível em suas grades curriculares.
• 27% do PIB americano é proveniente da indústria do Marketing Multinível.
• 24% do PIB japonês é proveniente da indústria do Marketing Multinível.
• 20% dos milionários americanos construíram sua fortuna com negócios baseados em Marketing Multinível.
• Nos Estados Unidos, empresas como Coca-cola, Colgate Palmolive, Cit
Bank, entre outras, têm suas próprias divisões de Marketing Multinível
ou se utilizam da estrutura de empresas do setor para escoar algumas de
suas linhas de produtos, com características pertinentes a esse sistema
de vendas.
Chegou a hora do Brasil
Embora ainda estejamos “engatinhando” em relação ao Marketing
Multinível, o perfil empreendedor do Brasileiro vem fazendo a indústria
explodir nos últimos anos.
Para endossar a afirmação de que o “momento do Brasil chegou”, além do
crescimento geométrico das tradicionais empresas do setor, como
FOREVER LIVING, Herbalife, Amway, etc., podemos apontar a entrada
de algumas gigantes tradicionais como Unibanco, TAM Linhas Aéreas, Itaú e
Banco do Brasil.